top of page

A Gestação e a Atividade Física

!   Sabe aquela história de que cada caso é um caso? Acho que muito além disso, está também: cada gestação é uma gestação!

   Acabo de passar por duas....seguidinhas! E acredito que seja importante dividir minhas experiências com vocês! 

   A primeira gestação que aconteceu em 2010, eu estava ativa, com meu trabalho; aliás, trabalhei até uma semana antes do Joaquim nascer, e com meus treinos de musculação. As sessões aconteciam no mínimo 5 vezes na semana antes de engravidar (e eu 4 kg acima do meu peso ideal! Estava com 62kg!) e continuaram até um mês antes do nascimento.

  Tive o acompanhamento de uma nutricionista. Ela me ensinou as necessidades da mãe e do bebê a cada  trimestre. Isso me ajudou muito a levar os 9 meses de um jeito muito saudável!

   Como personal trainer,  não poderia deixar de finalmente, experimentar o que eu já colocava em prática com minhas alunas. Sentir meu corpo, meu bebê, suas reações a cada novo movimento. Eu modificava tudo a cada sessão, porque procurava ouvir a necessidade do meu corpo e da minha mente. Era o momento do dia que em que eu conseguia alinhar minhas necessidades do dia com o treino que eu precisava realizar.

  Assim consegui, mesmo durante a gestação perder por volta de 4kg de gordura! Engordei 9kg durante a gravidez! O Joaquim nasceu com 38 semanas e com 4kg! Muito saudável! Quando sai da maternidade me sentia ótima! Depois de 45 dias já estava com 58kg!  

   Muito importante dizer: o comecinho da gravidez foi difícil, tive um pequeno descolamento do saco gestacional, nada grave, mas  que me fez ficar muito atenta aos movimentos durante os treinos. Portanto, é imprescindível um bom profissional para elaborar e acompanhar os treinos.

   Recomendado exercícios logo que seu  médico permitir! Sou fã dos exercícios resistidos. Eles permitem a adaptação dos treinos para cada momento da gestação. No último trimestre adorei ter realizado exercícios na água porque me  aliviavam as tensões dos músculos  que ficam cansados de "carregar"tanto peso! Além disso durante as sessões de natação, percebia meus músculos alongando. Era naquele momento a melhor maneira, a menos incômoda de realizar exercícios aeróbios.

   Mas nem toda gestação, aliás, nem todas as mulheres são iguais! vejam: Foi realizadaoi realizada uma pesquisa bibliográfica em publicações nacionais e internacionais indexadas no período de 1997 a 2007, em quatro bases de dados, sendo elas LILACS, MEDLINE, SCIENCEDIRECT e SCIELO, sendo relacionados 25 artigos que tratassem do tema atividade física e gestação.

   Os resultados demonstraram que mais da metade das gestantes sofrem de dor lombar e/ou pélvica durante algum período da gestação. Os prováveis motivos para a lombalgia, durante esse período estão ligados à ação do hormônio relaxina que provoca mudanças na mobilidade articular e ligamentar, tornando-as mais instável e suscetível a lesões e à dor. É evidenciado que as dores aumentam principalmente se a mulher apresentava esta queixa antes de engravidar, além disso, esse sintoma pode perdurar no período pós-parto e acabar gerando intervenção na realização das atividades diárias e
profissionais, acarretando prejuízo na qualidade de vida e na saúde geral. Conclusão: Dessa forma , muitos programas de exercícios físicos estão sendo propostos para diminuir a intensidade da dor ou prevenir sua ocorrência. Algumas atividades, como ginástica aquática, natação, yoga e alongamentos são indicadas para esse público, demonstrando eficiência na prevenção, redução e/ou alívio definitivo.

   Bom só para concluir a importância de um programa de treinamento bem elaborado, passei pela segunda gestação depois de 8 meses. Sim!  Quando o Joaquim tinha completado 8 meses estava grávida da Clara! Tudo mudou! Tudo bem com a minha saúde, mas com a loucura do dia a dia não consegui treinar. E foi então que eu vivenciei o que a maioria das gestantes vivenciam! Entrei como uma gestante que aumentam os dados da pesquisa que mencionei acima!

   Senti dores, indisposição, engordei 13kg!!! Realmente, esses sintomas perduram até hoje, como comprova a pesquisa, e é por isso que hoje posso falar com a maior convicção: Cuidem do seu corpo, do seu bebê, da saúde de vocês!



    

  

  

































Sessão de pilates 

Gravidez do Joaquim

2010

PERSONAL TRAINING - CORPORATE FITNESS - NUTRITIONAL ADVICE - WEIGHT LOSS - MUSCLE TONE - CORSE STRENGTH - POSTURE CORRECTION - CARDIO FITNESS

bottom of page